domingo, 16 de maio de 2010

O Cursinho da ACEPUSP...


O Cursinho Popular dos Estudantes da USP fundado há 5 anos, funcionou durante dois anos dentro da Universidade de São Paulo, com aulas em salas cedidas por algumas faculdades. Em 2005, O Cursinho Popular estabeleceu sua sede na Rua da Consolação, onde conseguiu ampliar a quantidade de vagas e passou a atender um número ainda maior de estudantes e hoje há por volta de 600 estudantes todos os anos.

O Cursinho Popular dos Estudantes da USP è um espaço mantido pela ACEPUSP (Associação Cultural dos Estudantes e Pesquisadores da Universidade de São Paulo), e desde 2003 integra O Fórum dos Cursinhos Alternativos da USP com o objetivo de democratizar o acesso dos estudantes nas universidades publicas, sendo a isenção da taxa de inscrição nos vestibulares uma das principais conquistas deste Fórum. Alem do preço bem abaixo dos cursinhos comerciais, o diferencial também reside na proximidade entre os professores e os estudantes; as turmas reduzidas e os professores, desta forma, conseguem acompanhar melhor o desempenho de cada estudante dentro da sala de aula, garantindo índice de 30% de aprovação nos vestibulares das principais universidades publicas. Para todos no Cursinho tão importante quanto preparar o estudante para o ingresso em uma boa universidade publica, e dota-lo de consciência para avaliar a realidade na qual esta inserido e saber qual e o seu papel como cidadão, ser humano e futuro universitário na construção de uma sociedade mais critica e justa. 

Além das matérias objetivas, o Cursinho também se propõem ser um espaço de formação cultural, oferecendo gratuitamente cursos e oficinas culturais como: teatro, dança, cinema, palestras, passeios culturais, workshops, teoria musical, canto-coral e técnica vocal. E todos esses cursos culturais são abertos para a comunidade Paulistana, e possuem em sua proposta uma prática crítica das mais diferentes linguagens artísticas. 


Um comentário:

  1. Acepusp! Um pouco doidinha...rs
    Mas também muito acolhedora!
    uma casa pra mim, onde eu aprendí muito nesses 3 anos, sobre Música, Teatro e Cinema, uma liberdade que eu nunca ví em nenhuma outra instituição Cultural.

    ResponderExcluir